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Você tem Profissionais Desmotivados e Estagnados na sua Equipe?

  • Juliane Fink POR: Juliane Fink
  • 12 / 06 / 2020
  • Conteúdos para Varejo de Moda

Se você é lojista de moda você possivelmente já teve, tem ou, vai ter em algum momento profissionais desmotivados e estagnados na sua equipe…

A desmotivação é uma “praga” e pode interferir diretamente no sucesso da sua loja…

O que muitos gestores não sabem é que, muitas vezes o problema pode ser o próprio gestor, isso mesmo, muitas vezes o líder tem dificuldades no processo de gestão de pessoas.

Engajar, desenvolver, orientar e preparar de forma humanizada o profissional é crucial para que manter um time motivado.

Esse é um assunto muito sério, muitos gestores têm dúvidas e geralmente dificuldades para lidar e resolver, fica comigo até o final desse post, vou trazer alguns insights para te ajudar.

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Como Lidar com Profissionais de Vendas Acomodados e Desmotivados na Empresa?

Engajar os profissionais não é uma tarefa fácil, está relacionado diretamente com a forma que o líder atua com seus liderados.

  A ausência de feedbacks, alinhamentos sobre ações necessárias para chegar em resultados, orientações e a falta de ajuda constante são problemas bem recorrentes nas equipes de vendas.

Estamos na era da Action, de fazer acontecer, ter times fortalecidos e motivados é fundamental para esse novo normal.

O papel do líder nesse processo é fundamental, humanizar a forma de liderar, desenvolver habilidades pessoais e interpessoais, estar em contante aprendizado, atualizar modelo de gestão são alguns dos pontos importante para o líder atual ter sucesso com sua equipe.

Os resultados do time são totalmente alinhados à dedicação do líder, lembre – se “o que é obvio para você não necessariamente é para o outro”, você deve fazer parte do processo de desenvolvimento da sua equipe.

5 Dicas para Evitar a Desmotivação na sua Equipe

Vou relacionar CINCO DICAS que você gestor deve e pode fazer para controlar ou, até mesmo resolver o problema de desmotivação e tirar o time de vendas da zona de conforto, do comodismo.

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Dica 1 – Observe as necessidades dos profissionais

Os profissionais necessitam de ajuda para solucionar problemas, sejam eles internos ou externos, dedique – se a ouvir sempre que necessário e esteja aberto (a) as ideias e sugestões que expressam é muito importante que você gestor tenha esse cuidado, valorize uma boa conversa, pratique a empatia e dedique atenção. 

Dica 2 – Faça Integração

A forma como um profissional é recepcionado no seu primeiro dia de trabalho diz muito a respeito do líder, do acolhimento e claro da gestão.

A integração deve ser humanizada e envolver todas as atividades da loja de forma organizada, planejada e com dedicação total ao profissional que está iniciando.

Dica 3 – Reconheça sempre que possível

Valorizar e reconhecer méritos dos profissionais é fundamental para engajar e motivar os profissionais a perceber que estão na direção certa, não economize elogios e não desperdice oportunidades, incentive e compartilhe os cases com todos os profissionais. 

Dica 4 – Pratique Constantemente Feedbacks

O feedback tem muito poder, porem pouco é feito com esse poder, muitas vezes o líder não consegue lidar com esse processo e não atua corretamente.

O feedback precisa ser constante e serve tanto para situações positivas quanto para questões necessárias, ou sejas as situações construtivas, precisa ser feito sempre que necessário, e precisa fazer parte da rotina do líder, seja o feedback diário, semanal e mensal.

Não realizar é deixar de corrigir falhas, deixar de orientar para atividades corretamente e principalmente não conseguir desenvolver profissionalmente.

Dica 5 – Treine, Treine! E continue Treinando

Pratique o Long life learning ou seja, busque atualização continua líder, leve a atualização necessária sempre para o time, faça treinamentos constantes, da área, de tendências, comportamentos, sobre informações atuais entre outros. Quanto mais você treinar, ensinar mais você vai ajudar o seu time a ser engajado e motivado.

Liderar é sobre amar pessoas, sobre se dedicar e ter amor por ajudar as pessoas serem melhores. É sobre entender que as pessoas não se evoluem sozinhas é sobre entender que, o verdadeiro líder tem como objetivo principal desenvolver pessoas.

Líder, quando você verdadeiramente está disposto (a), a entender as necessidades dos profissionais e se compromete em ajudar, colaborar e compreender, você transforma e retém talentos. 

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