Você faz Gestão do Estoque da sua Loja?

  • Juliane Fink POR: Juliane Fink
  • 14 / 02 / 2018
  • Artigos

Você sabia que sua gestão de estoque influencia diretamente nos seus resultados?

Gestão de estoque se compreende em toda as atividades que fazem necessário para que o estoque de uma loja seja eficaz e opere com boa performance.

Porque uma Loja deve fazer Gestão de Estoque?

Quando uma loja tem uma gestão de estoque estratégica melhora de forma sistemática o faturamento de uma loja, assim como, melhora o fluxo de caixa, qualifica mix de produto no ponto de venda e evita perdas. Um estoque bem gerenciado pode diminuir espaços destinados exclusivamente para estoque e ser transformados em espaços de exposição de produtos, aumentando a venda por metro quadrado e melhoria dos serviços oferecidos para os clientes.

A gestão de estoque possibilita uma loja atuar e se antecipar de forma estratégica nas ações do mercado. Um estoque “saudável” representa projeção de faturamento positivo. Agora se você, saí comprando produtos para sua loja de forma aleatória, mal sabe o volume de produtos que sua loja possui, não tem mais nenhuma informação sobre esses produtos ou, não executa nenhuma ação para estes, fique atento, pode virar uma bela dor de cabeça!

Controle de Estoque

O controle de estoque trata-se de uma das atividades da gestão de estoque de uma loja, pois para que um estoque opere com eficácia e acurácia essa atividade é imprescindível.  Além disso, ter um controle de estoque é fundamental para o gestor e equipe de vendas entender quais produtos a loja apresenta melhor desempenho, os produtos que sofrem sazonalidade e os produtos que estão “encalhados” e necessitam de planos de ações para evoluir desempenho.

Com um bom controle a loja poderá optar inclusive em fazer liquidações, ou trocar marcas por outras mais atuais e que oferecem produtos de acordo com o perfil do cliente. Outro ponto fundamental do controle de estoque é possibilitar um planejamento de compras mais eficaz e consciente. Além disso, o uso da tecnologia tanto na gestão quanto no controle do estoque é uma aliada muito importante, atualmente muitos softwares facilitam o monitoramento e agilizam todos esses processos.

Por saber da importância da gestão de estoque para uma loja de varejo, meu objetivo aqui é chamar atenção dos gestores de lojas para o tema e principalmente contribuir com DICAS importantíssimas para que possam aplicar na realidade da sua loja e ter melhores resultados.

  • Organização de Estoque

É muito importante a loja implantar processos para assegurar que as pessoas executem e garantem boa organização física de estoque. Dedicar uma atenção para a capacitação, envolvimento e treinamentos das pessoas envolvidas também é fundamental. E não importa se a loja for pequena ou grande, todas precisam ter controle e espaço físico organizado da melhor forma possível, sejam por categorias, tamanhos, tipos de produtos a loja deve encontrar o formato mais prático e acessível para a equipe de vendas. Além disso, quanto maior a organização, mais irá facilitar a vida dos profissionais que vendem os produtos.

  • Sistema integrado

No dia a dia as informações são muitas, isso torna praticamente impossível controlar de forma eficaz todos os dados relevantes a gestão de estoque, além disso não são confiáveis procedimentos manuais, pois além de tornar os processos mais lentos sempre estão sujeitos a erros. Informatizando sua loja, você terá acessos a relatórios atualizados sobre todos os produtos, podendo avaliar as demandas e giros, e mostrara informações que irão definir sua compra.

Para que tudo funcione de maneira adequada, todas as informações precisam ser completas no sistema e os funcionários devidamente treinados. Em curto prazo de tempo já é possível perceber os benefícios e as mudanças promovidas que um processo de gestão de estoque oferece, contudo é necessário o gestor avaliar as necessidades de investimento X custo benefícios.

  • Inventários

A realização de inventários deve ser realizada no mínimo a cada ano, se a estrutura da loja possibilitar sugerimos até duas vezes por ano. Com essa atividade será possível identificar a acurácia (análise entre a quantidade ideal versos a quantidade física) da loja e compreender os possíveis erros existentes. Se a loja tem como rotina realizar esses procedimentos, torna-se mais possível solução dos problemas, evita perdas maiores e possivelmente terá melhore resultados. Abaixo mais alguns benefícios de uma loja executar a atividade de inventários:

  1. Produtos estão armazenados no seu estoque, mas não estão sendo expostos.
  2. Quantidade de produtos que estão sendo perdidos, por fraudes, extravios, furtos e roubos.
  3. Produtos precisam ser colocados em promoção.
  4. Problemas com notas fiscais, como a ausência do registro de determinada movimentação.
  • Giro de Estoque

Acompanhar o giro de estoque de uma loja é fundamental para melhorar a performance dos produtos. Para fazer esse tipo de acompanhamento você pode usar três alternativas. Uma delas é ter entendimento da curva ABC, é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Segunda, análises onde o próprio sistema da loja já sinaliza os produtos que não está perfumando e terceiro são as análises a olho nu, para que essa possa ser feita de forma correta é fundamental que o estoque tenha uma organização que facilita a percepção visível dos produtos que não estão tendo um giro. Com estas análises feitas o gestor pode investir em ações que envolvem o calendário de varejo, criar promoções com estratégias nos giros baixos, avaliar necessidade de reposições para os produtos de melhor performance, envolver as equipes com corridas e gincanas internas, utilizar o visual merchandising para fazer displaygem de forma estratégica.

  • Planejamento de Compras

Um dos maiores erros dos gestores é sair realizando compras sem ter feito um planejamento prévio, com base em metas de faturamento que loja espera para um determinado período, histórico e performance dos produtos e coleção e calendário do varejo.

Realizar a compra de uma loja é um dos maiores desafios de uma loja de varejo, pois mesmo que se observe dados e históricos tratam-se de apostas para o futuro e nesses casos podem ocorrer margem de erros. Imagine fazer compras sem nenhum planejamento?!

Além disso, utilize o calendário para agendar os dias de compras, crie datas especificas, isso facilitará na sua rotina, tire relatórios de produtos por categoria, trace suas estratégias por período de compra, pesquise as tendências da estação, busque informações para contribuir no momento do pedido, e se atente as grades pois elas podem ser o fator determinante para uma venda.

  • Treinamento

Treinar a equipe que manuseia e que atua diretamente com o estoque de uma loja é fundamental para que todas as atividades acima sejam executadas. Ter processos claro, bem alinhados com procedimentos e orientação faz com uma equipe esteja preparada para contribuir para uma gestão do estoque eficaz.

Não há dúvidas da importância de uma loja de varejo ter ações que contribuem para uma boa gestão de estoque, uma vez que, o estoque é o principal contribuinte para bons resultados. Se você é gestor de uma loja no varejo de moda, não deixe de dar a devida atenção para esse tema, pois com certeza é um dos principais pilares para o sucesso da sua operação.

Esse artigo contribuiu algo para sua gestão?! Então compartilhe, deixei seus comentários abaixo, ficaremos muito felizes com seu feedback!

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