SUA LOJA ESTÁ ONLINE?!

  • Cléo Fink POR: Cléo Fink
  • 20 / 04 / 2019
  • Artigos

A pergunta é direta e reta; sua loja está online de verdade?!

Esse post é pra você dono/gerente de loja do segmento de moda que busca entender um pouco mais sobre essa necessidade que o varejo vive. Isso mesmo, NECESSIDADE.

No novo varejo estar no online passa a ser motivo de sobrevivência e não mais uma questão de escolha.

Lojas físicas de moda que não estiverem de alguma forma online ficaram fora do jogo em muito em breve!

Se você é aquele gestor que tem uma loja pequena, multimarcas em alguma cidade do interior e pensa que isso não influência nos resultados do seu negócio ou acredita que esse fenômeno irá demorar (isso se chegar) na sua cidade, eu lhe garanto, você já está perdendo dinheiro.

Se você está em uma cidade do interior, fazendo o “jeito antigo” de fazer varejo (expor produtos em prateleiras e “torcer” para que alguém compre) com toda a certeza clientes de potencial estão migrando para outras cidades ou, comprando online por que sua loja está aí, parada no tempo…

Alguns dados para entender a evolução do online no varejo:

Segundo a Global Consumer Trends 2019;

  • 88% dos clientes brasileiros compram direto nos sites das lojas,
  • Compra online é preferência de 74% dos consumidores brasileiros;
  • 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já se renderam às compras online;

É meu amigo (a) não tem mais jeito, se antes tinha-se algum tipo de receio com a compra online agora todas as gerações estão se rendendo.

Independente da idade, classe, tamanho da cidade…

E quando falamos das gerações Y, Z vamos ainda mais longe, esses consumidores simplesmente se conectam com lojas/marcas que estejam engajadas com eles, com sua forma de pensar, agir e sentir.

O que isso significa?

Sua loja precisa buscar se conectar de alguma forma com esse cliente, caso contrário ele vai comprar online ou no seu concorrente que já entendeu isso.

Para essa galera o produto é consequência, o que vale é a experiência que eles vão ter no processo de compra (online – off-line).

E você como líder, empreendedor do varejo de moda precisa se conectar com esse novo comportamento antes que seja tarde.

Calma aí!!

Se você entendeu que está na hora de sair da zona de conforto e precisa buscar inovar na sua loja a Expertise vai te ajudar…

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Preparamos algumas dicas para você colocar na prática já e fazer a diferença na sua loja;

  1. REDE SOCIAL – A rede social é uma sacada fundamental para lojas de moda, porém tem que entender que não basta apenas ter um facebook, instagram da loja, é preciso ter gestão dessas redes de forma constante e estratégica. 

Vamos aprofundar um pouco o instagram que é a rede social super estratégica pelo seu alcance e possibilidades para o segmento de moda.

Cada ferramenta dessa rede tem um objetivo e você pode explorar para se conectar com seu cliente.

O feed é para você posicionar sua loja, com as marcas/produtos que você vende.

Atenção total para as fotos que você posta, o feed funciona como uma vitrine é preciso planejar, coordenar e se comunicar na legenda de forma correta e coesa com seu público alvo.

Exemplo: seus clientes são clássicos/contemporâneos, as produções, fotos e a forma de se comunicar na legenda tem que estar focado nesse cliente.

Olha o exemplo da @zendronoficial é uma multimarcas que faz esse trabalho muitooo bom por sinal para esse tipo de loja.

O feed da loja está coeso, as fotos não são todas iguais é possível perceber o mix da loja como um todo, coordenado com as tonalidades harmônicas e sem falar na qualidade nas fotos.

Multimarcas tem inúmeros desafios quando falamos de rede social é preciso entender bem sobre o assunto, se aperfeiçoar e dedicar energia para ter um bom resultados. Não apenas em vendas mas, em posicionamento.

Outro detalhe bem importante no instagram são os vídeos, eles possem um engajamento muito alto, explore muito os stories, live, IGTV…

Essas mídias funcionam muito bem para lojas de moda. Invista em vídeos de produções com looks direcionados para tipos de uso (balada, dia a dia), invista no comportamento dos seus clientes.

A constância de postagem é outro detalhe que faz toda a diferença, você dizer que está online e ficar semanas ou dias sem postar nada, ahhh meu amigo (a), isso não é estar online!

Crie um planejamento de postagem, faça um calendário de acordo com as datas do comércio, ações da sua loja, entradas de novos produtos, promoções e invista todos os dias na rede social.

Aprofundamos mais no Instagram mas, é muito importante você entender qual rede social que está o seu cliente, onde sua loja tem mais retorno, envolvimento e investir nela.

Eu sei que muitas vezes não temos tempo para dar a devida atenção para as redes sociais mas, é preciso entender o “poder” que as redes sociais possuem e o quanto isso vai ser positivo para seu negócio.

Vale a pena investir tempo, energia e investimento nos dois canais (online e off-line) e se você não se sente preparado para isso, peça ajuda para agências ou profissionais especialistas no assunto.

Com certeza vai ajudar sua loja a vender mais!

  1. VENDER ONLINE – tenha ferramentas para vender online. Entenda a política de venda online e se adapte, essa é uma oportunidade da sua loja ter crescimento nos resultados.

Hoje em dia não existem mais barreiras para comprar, podemos comprar de qualquer lugar no país e do mundo, mas sua loja precisa estar preparada para isso.

  • Capacite sistemas para sua cliente poder comprar e pagar a distância;
  • Invista na sua loja online mas, antes de ir para esse caminho é fundamental entender que não basta ter uma plataforma online e colocar os produtos lá, é preciso entender como funciona e ter GESTÃO, caso contrário pode ser frustrante.

Sua loja precisa estar nesse universo, seja através de loja online, rede social, venda a distância, não se trata mais de escolha, é um caminho sem volta.

  1. CONTEÚDOS – o consumidor está cansado de lojas querendo vender o tempo todo, com aquele mesmo e batido discurso “meus amores, estou apaixonada nesse lookinho que acabou de chegar, olhaaa que lindoooo!

O consumidor quer valor nos produtos, quer entender de tendências, usabilidade e todos os benefícios que o produto irá proporcionar para ele, caso contrário tende a achar caro ou, passar rápido seu stories…

Então a dica é, antes de postar, faça uma lista com possibilidades de uso, dê dicas de verdade, conteúdos que possam ajudar seu cliente de alguma forma e capriche no material de postagem(seja foto ou vídeo).

Um exemplo muito bacana da nossa cliente @zendronoficial, foi desenvolvido um conteúdo  muito bacana para os stories com o objetivo de ajudar as clientes a organizar mala de viagem pois, perceberam que muitas clientes precisam de ajuda com essa atividade. Legal hem?!

Importante é entender bem o seu cliente e se perguntar, o que minha cliente iria gostar de aprender com nossa loja?!

  1. EXPERIÊNCIAS INUSITADAS/DIFERENTES – A loja precisa ser mais que uma simples loja. Sendo grande, pequena, multimarcas, monomarcas você precisa investir e proporcionar novas experiências para se conectar e encantar seu cliente.

Essa semana foi a Páscoa, o que sua loja fez?! Colocou alguns coelhinhos na vitrine?! Ou ainda, por que seu público não é infantil deixou passou em branco?!

Páscoa é uma das datas mais importantes do calendário do ano é fundamental explorar de forma diferente e criativa as ações, é preciso entrar no clima para envolver o seu cliente.

Para comprovar que é possível criar experiências sem muito investimento,  o exemplo é do nosso cliente multimarcas de Itapiranga-SC, loja @rodrigues_pinheirinhos .

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A Loja de moda feminina e masculina e levou o coelhinho para alegrar a criançada e os adultos da loja na semana pré-páscoa e o resultado foi sensacional, tanto em vendas quando em impacto.

No varejo é preciso explorar todas as possibilidades, é preciso inovar e usar a criatividades, muitas vezes nem é preciso investir muito, apenas sair do automático e fazer o que todo mundo faz!

  1. CONVENIÊNCIAS –  é ajudar o cliente a facilitar sua vida e ganhar tempo! Tempo é cada vez mais precioso, uma boa parcela dos consumidores em 2019 tenderá a gastar mais dinheiro caso o serviço ou produto poupe-lhes tempo.

Sua loja tem estacionamento? Oferece pagamento online? Processo de troca é facilitado? Entregam produtos em casa? As filas para o caixa são enormes e lentas?!

Pense e repense, facilite a vida do seu cliente, treine a sua equipe para ajudar a resolver os problemas do seu público.

O varejo está diferente, as pessoas mudaram e tem muita gente ainda tentando entender o que está acontecendo.

A verdade é, MUDOU TUDO!

Está na hora de você e sua equipe estar online de verdade não só no aplicativo mas, na forma de pensar e agir. É assim que o consumidor está, mas infelizmente tem muita loja perdendo tempo e dinheiro.

Estar online de verdade é se conectar com o novo comportamento do consumidor e atuar alinhado à esses novos hábitos.

Está na hora de parar de desculpinhas… “ahh aqui isso não funciona”, ahh mas aqui na minha cidade não vai funcionar”, está na hora dos varejistas e seus gestores investirem em GESTÃO, não dá mais para o varejo viver no amadorismo, não tem mais espaço para isso.

Estamos em uma era de disruptura, onde os velhos padrões precisam ser quebrados, onde o novo e a inovação é uma questão de sobrevivência!

E aí, sua loja está online?

Deixe aqui nos comentários a sua opinião sobre esse assunto ;).

 

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