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O Mercado vai “Engolir” Lojas que NÂO se Profissionalizarem​

  • Expertise RP POR: Expertise RP
  • 28 / 04 / 2020
  • Conteúdos para Varejo de Moda

O Mercado vai "Engolir" Lojas que NÂO se Profissionalizarem

Esse post é direcionado para você líder que busca atualização e tem anseio por evolução para o varejo de moda, acreditamos que, cada vez mais o mercado vai “engolir lojas que não se profissionalizarem.

“Olhar para o futuro, olhar para as tendências é sempre importante”, O Varejo deixou de ser o que era e as rupturas já acontecem.

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E do ponto de vista de gestão, existem transformações enormes acontecendo, principalmente quando evolve líderes e equipes, temos uma grande oportunidade em conhecer quem vai nos surpreender positivamente e negativamente.

Vem comigo que eu trago provocações e muitos insights que vão ajudar você, líder, gestor a sair desse sufoco.

A Transformação do Varejo

Mudanças já vinham acontecendo antes da pandemia se instalar no mundo. A democratização do acesso digital a mudança do comportamento de compras, por consequência,  clientes super conectados, exigentes e empoderados.

A transformação que o varejo vem vivendo e o impacto que a crise do covid-19 antecipam e aceleram muitas tendências. 

E nesse novo cenário não tem espaço para amadorismo, profissionais passam a ter “valor”, estar integrado no online é regra da vez e a busca por  diferencial é decisivo.

O varejo precisa de gestores preparados para construir um futuro enquanto administram as crises, abaixo relacionei alguns pontos importantes que precisam ser revistos pelos gestores de loja.

Lideranças Focadas em Gestão Humanizada

Os líderes atuais precisam se reinventar, se aproximar mais de seus liderados, ter empatia e humanizar os processos. 

É preciso atualizar o processo de gestão de pessoas como um todo, a forma de recrutar, selecionar, contratar, integrar, desenvolver e avaliar suas equipes. 

Nesse novo cenário, velhos métodos não funcionam mais, essa nova geração de profissionais “não entregam currículo pela plaquinha da vitrine” e muito menos se engajam com líderes inseguros e fragilizados profissionalmente. 

Elas se engajam com líderes e lojas que tenham propósito e diferenciais!

As pessoas hoje buscam mais equilíbrio pessoal e profissional, buscam qualidade de vida e além de tudo estão atentas a propósitos. Nesse sentido que as lojas de moda precisam se posicionar e criar formas de se atrair, reter e desenvolver pessoas.

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Especialistas em Vendas

A era balcão faz tempo que acabou!(vendedores balconistas)

Isso a grande maioria dos lojistas já está ciente, porém agora nessa fase de transformação, ter uma equipe focada somente em vendas também não é suficiente para proporcionar uma experiência de compras incrível.

Estamos na ERA do Valor e do Diferencial!

Nesse momento precisamos de especialistas, consultores de moda que ajudam os clientes, que tenham diferenciais, que conheçam profundamente os produtos que vendem, que dominam moda, que sejam especialistas em relacionamento(CRM), conectados com tecnologia e que, exploram melhor suas habilidades pessoais e interpessoais.
E o papel dos líderes nesse aspecto é fundamental pois, serão eles os responsáveis por esse desenvolvimento do seus times.

Gestão de Relacionamento

As atividades e estratégias com o objetivo de estreitar a relação entre loja e cliente agora é crucial e decisivo para sobrevivência das lojas de moda.

Atualmente, conhecer profundamente os clientes é fundamental para a construção de uma carteira de clientes fidelizada e engajada.

Trabalhar de forma personalizada a carteira, treinar as equipes para a construção de relacionamento único, verdadeiro com as clientes no atendimento, ter ferramentas com informações adicionais sobre o perfil de compras devem ser procedimento da loja.

Ainda existe lojas que só cadastram os clientes que compram em crediários, primeiro que esses clientes são responsáveis pelo grande fechamento de muitas lojas, segundo que os clientes potenciais são desperdiçados e mal aproveitados pelas lojas de moda, principalmente na maioria das vezes multimarcas.

Lojas que possuem carteira de clientes ativa e fidelizada tem alternativas enquanto lojas que dependem de fluxo estão a beira da falência. 

Gestor, fique atento como seus clientes são tratados durante os atendimentos, fique atento com o relacionamento que sua loja tem com os clientes e fique atento a quantidade de clientes fidelizados e verdadeiramente engajados sua loja tem. 

Importante lembrar que a era fluxo não existe mais e isso precisa fazer parte da nova rotina, ficar esperando clientes incríveis é contar com marketing de esperança…

 

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A Experiência de Compras Precisa Fazer Parte do Processo de Vendas

Cada vez mais queremos nos envolver com lojas e marcas que nos proporcionam experiências novas, diferentes, personalizadas e que faça muito sentido para nos.

A experiência precisa fazer parte de todo processo na sua loja a equipe de atendimento precisa ser focada em proporcionar experiências surpreendentes e autênticas. Muitas vezes as equipes de vendas só pensam na venda em si, agora a venda deve ser consequência de uma experiência incrível. 

Quando falamos de Experiência de Compras muitos aspectos estão envolvidos, layout da loja, exposição dos produtos, ambientação da loja, equipes especialistas e voltadas para pessoas, conveniências, facilidades que a loja oferece,  integração online e integrada em todos os canais.

Outro ponto importante é para falar sobre propósito, lojas de moda precisam ter propósito SIM. Não é mais sobre a venda de produtos em si, é sobre “algo a mais”, diferencial e valor.

É preciso se adaptar!

A loja que não se adaptar e atualizar sua operação pode estar sim com os dias contatados, hoje o cliente não precisa mais ir em uma loja para comprar produtos, as pessoas vão porque querem ir.

Sua loja é convidativa para seu cliente? Qual o Diferencial da sua Loja?

 

Como o Acompanhamento pode ser Decisivo para a Meta de Maio

Não é só REABRIR, é Preciso se Reinventar!

É preciso entender que não dá mais para esperar, o varejo vive um momento de inovação urgente. 

Lojas sem visual merchandising, equipes desatualizadas, sem metas, foco, engessadas e sem estratégias ficarão para atrás.

Quer fazer parte do time de gestores que farão a diferença no varejo de moda?! Conheça o Treinamento; GESTÃO de VENDAS  da Expertise. 

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