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15 DICAS GIRAR O ESTOQUE DA SUA LOJA

  • Juliane Fink POR: Juliane Fink
  • 11 / 04 / 2020
  • Conteúdos para Varejo de Moda

O post de hoje é para ajudar gestores de moda com dicas para girar o estoque da sua loja durante e após essa crise do covid-19.

Antes de trazer as dicas de giro de estoque duas reflexões importantes abaixo…

1. Planejamento com Cenários

É importante enfatizar que antes de tudo é preciso PLANEJAR.

Você gestor precisa criar o seu planejamento de crise, com cenários de curto, médio e a longo prazo, revisão da previsão de vendas, suas prioridades e seus objetivos em relação a caixa, receita, equipe, estoque, integração online e relacionamento com as clientes.

Defina o que precisa ser feito e como será feito só depois disso vale pensar nas dicas e estratégias para faturar. Vale lembrar que a receita é você quem vai criar conforme as suas necessidades e operação.

Entendo que o momento é desafiador até planejar, mas é preciso para ter assertividade, organização e sair na frente. E não esqueça de comunicar a sua equipe sobre todas as medidas e tomadas de decisões.

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2.0 Análise do Estoque da sua Loja

Revisado a previsão de vendas é momento de entender a fundo o seu estoque. Qual a quantidade de peças sua loja precisa ter para vender o que planejou? Qual a margem de markdaw eu posso aplicar nas estratégias? Só após definir qual a margem de desconto tenho para aplicar é que eu devo definir as estratégias.

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3.0 Definição da a Dinâmica

Importante reforçar que, deve analisar a margem disponível de descontos.(quanto desconto pode dar sem ter prejuízos).

Faça um calendário com as estratégias para pelo menos um mês. Vá liberando os descontos aos poucos. Ex. Semana 1 – Descontos de 20% peças selecionadas, Semana 2 – até 30% em produtos selecionados, semana 3 – até 40% e semana 4 – tudo com 50%.

Escolha as dinâmicas que mais fazem sentido para seus clientes, mercado, margem e objetivos.

Importante reforçar que, com essa pandemia estamos antecipando algumas tendências, aumento do consumo digital é uma delas, por isso essas dicas que vou citar abaixo não é apenas para esse período de loja fechada, mas sim, para serem incorporadas no planejamento da empresa.

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Falado tudo isso bora de #dicasexpertise para vender girar o estoque da sua loja:

  • #dica1: Crie Conteúdo de Valor para seus Clientes. Passou da hora de PARAR de só postar “lokinho” do dia. Faça vídeos criativos, de qualidade, poste fotos de produtos intercalados com dicas de moda, dicas de produção e outros conteúdos de valor que seus clientes possam se interessar.
  • #dica2: Faça Lives com Parceiros. Chame aquela Influencer parceira e monte um conteúdo voltada para dicas, produção, sugestões, formas de uso e no final da live dê voucher de desconto com prazo terminado para quem assistiu a live até o final. Fundamental investir na qualidade das fotos e vídeos que postar nas redes sociais para passar credibilidade.
  • #dica3: Crie Promoções Online. Voucher de descontos em determinados produtos(dê preferência para produtos com baixo giro), compre e ganhe, descontos por prazos determinados.(analise bem a margem de makdaw e seja criativo nas dinâmicas escolhidas).
  • #dica4: Invista em Links, Página de Vendas, QrCode para suas promoções, são fáceis de elaborar e se sua loja não tem uma loja online são alternativas para que seus clientes possam efetuar a compra com call action.
  • #dica5: Atualize as Informações da Bio da sua Loja. Informações como, forma de pagamento, bandeiras de cartão, frete, contato para dúvidas precisam estar na bio. Utilize o Linktr.ee para colocar mais de um link na bio.
  • #dica6: Tenha cartões de créditos online; Faça parcerias com seu banco e tenha contas digitais e crie links, (mercado pago, pague seguro, pic pay).
  • #dica7: Crie Vale Presentes. Tem muitos clientes que precisam comprar algo para presentear a distância e ficam sem opções. Por que não criar uma página de vendas com vale compras?! Pode ser um produto online que o cliente recebe, retira na loja ou online com a ajuda do seu equipe.
  • #dica8: Crie parcerias. Que tal se diferenciar com parcerias?! Busque parceiros de ramos diferentes para entregar mais valor aos seus produtos e serviços. Ex. Nas compras acima de “tal” valor, ganhe uma orquídea da floricultura “tal.” Ou, nas compras de jeans da “marca tal” ganhe uma customização de “tal” artista. Seja criativo, pense em alternativas e saia na frente.
  • #dica9: Apoie Causas e Alinhe com Estratégias de Vendas. Ex. Doe seu Jeans antigo e ganhe “tal” desconto em um novo.
  • #dica10: Organize seu Time. Estruture sua equipe para atender em todas as necessidades seja com a loja fechada ou aberta. (suporte pelo whats, postagens, respostas, retornos, embalagens, logística, trocas.)
  • #dica11: Organização da Loja e Vitrine. A organização da loja deve ser alinhada com a dinâmica definida sempre. Explore bem as entradas da loja, mesas de valorização, vitrine para “expressar” o que você quer com a sua estratégia. Traga produtos para frente da loja e capriche nas produções, não é porque está com desconto que não preciso trabalhar produção.
  • #dica12: Identificação dos Produtos Promocionais. A comunicação interna é crucial para funcionar a sua estrategia. Utilize tags de remarcação, adesivos, adesivos na vitrine, Displays no interior da loja e integre a mesma comunicação com a rede social, Whats, site.
  • #dica13: Premiação da Equipe. O seu time precisa estar engajado com as suas estratégias, agora mais do que nunca. Então chama seu time, alinhe as dinâmicas, crie desafios, determina metas de peças, tickets, faturamento e coloque todo mundo no mesmo ritmo. Lembre-se que, vai funcionar se seu time acreditar.
  • #dica14: Comunicação Mailing. Sua carteira de clientes vai precisar ser estimulada, gere conteúdos, mantenha relacionamento, contatos personalizados, entenda as particularidades do seu mailing. Estimule as pessoas a querer comprar de você e do seu time. Não fique só querendo vender vender vender para seu cliente, prepare ele para a compra.
  • #dica15: Estruture a Comunicação da sua Loja. A comunicação tem a finalidade de dialogar diretamente com o cliente e para alcançar esse objetivo a mensagem precisa ser bem estratégica e clara. Integre todos os canais com as comunicações, seja whats, instagram, facebook e loja física, tenha cuidado com a linguagem e com o visual que a mensagem vai passar, a comunicação em todos os canais vai reforçar relacionamentos e compartilha imagem de valor da empresa.

Reforço a importância de você gestor analisar todas as dicas e entender quais fazem sentido para sua operação.

Estamos entrando em um momento que não podemos mais esperar, precisamos agir. Não importa quantas dicas você vai conseguir aplicar mas sim, o que você vai realmente aplicar com eficiência.

Gostou das dicas da Expertise?! Conta aqui pra gente nos comentários quais fizeram mais sentido pra você ou, qual você implantou e quais resultados teve.

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