DEZEMBRO, O MÊS MAIS ESPERADO PELO VAREJO DE MODA!

  • Expertise RP POR: Expertise RP
  • 08 / 12 / 2018
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Dezembro, o mês mais esperado pelo varejo de moda!

Mês em que as equipes de vendas e lojas colhem resultados de um ano de trabalho. Então se o trabalho foi bem feito, o dezembro pode ser um verdadeiro sucesso!

Mas será que para todo mundo está sendo um sucesso mesmo?

É tem muita gente reclamando que o mês do bom velhinho não está mais tão fácil de prosperar e ter metas batidas

Porém na verdade o varejo de moda está diferente, e isso não é mais novidade para ninguém, e isso inclui o mês de dezembro.

Por isso a equipe da Expertise preparou algumas sugestões de ações para que você dono de loja, gerente de vendas e vendedor possam implantar para que os resultados desse mês sejam ainda melhores!

 Ações para Incluir no Planejamento de Dezembro:

  1. Equipe: Uma equipe tem que ser um verdadeiro TIME em dezembro. Todo mundo tem que estar alinhado, preparado, motivado e engajado com as ações da loja, caso contrário o objetivo final pode não acontecer.

Muito importante também a loja se preparar com equipe extra. Muitas vezes alguns gestores enxergam esse movimento como um custo, porém, se a loja tiver aumento de fluxo e não tiver equipe suficiente para atender com certeza perderá venda e terá penalização de indicadores de aproveitamento.

Outro ponto, tem que ter aquela reunião focada em metas, objetivos e programação do mês para que todos estejam envolvidos.

Uma dica bem bacana para envolver tudo mundo da equipe é fazer um planejamento para 2019 com a equipe, engajar a equipe com sonhos, objetivos, planejamento sempre é muito importante!

A foto acima é de um treinamento realizado pela Expertise para uma equipe de vendas do varejo de moda.

  1. Motivacional: Tem muitos tipos de motivacionais, mais tem alguns que são os “queridinhos” dos vendedores. Lá vai:

“Saco do Papai Noel” – Uma brincadeira de diversas metas com níveis moderados é lançada para a equipe e assim que o objetivo foi alcançado o profissional pode “colocar a mão no saco” e retirar prêmios. A galera vai a loucura!

Se torna uma brincadeira em clima de Natal.

“Metas Desafios” – Nesse mês é muito bacana a loja desafiar a equipe de vendas a chegar em resultados maiores. Lançar um “metão” e premiar a equipe caso alcancem o objetivo também pode ser muito interessante.

    1. Planejamento de Metas: A loja tem que ter meta de faturamento, de indicadores e a equipe também. Uma loja sem meta chega onde o “destino” ajudar. Porém as metas precisam ser alcançáveis para que todo mundo se envolva e se motiva a chegar!

  1. Ações de Antecipe seu Natal: O brasileiro gosta de deixar tudo para a última hora. E no mês de dezembro é exatamente assim, tudo mundo deixa para ir na mesma hora pra loja. Então a loja tem que ter ações para estimular os clientes fidelizados anteciparem suas compras com pequenos diferenciais.

Ações como:

“Compre e Ganhe”

“Parcelamento Diferenciado”

“Confraternização com os Melhores Clientes da Loja”

“Pequenos Mimos para os Clientes da Loja”

“Kits de Presentes/Amigos Secretos”

“Sorteios”

Podem ser boas alternativas e fazem um tremendo sucesso com os clientes.

  1. Entre no Clima: Muito importante investir em Comunicação, Vitrine, Displays, e Elementos que remetam as datas de final de ano. Ajudar o cliente com Produções, Sugestões e Opções podem facilitar as escolhas.

Atenção!

A Vitrine, Displayagem no interior da loja tem que estar simplesmente incrível!

  1. Preparação: Dezembro é um mês que normalmente tem “picos” de fluxo. Então tem que ter organização e muita preparação da equipe para que a experiência do cliente não seja prejudicada.

Alguns detalhes podem fazer a diferença:

  • Deixe sacolas, caixas de presentes, sedas, laços e todas os acessórios que são necessários prontos para agilizar o processo.
  • Distribua sessões com a equipe para que a loja abra e fecha todos os dias IMPECÁVEL, independente da “loucura” que foi o dia anterior.
  • Estoque tem que estar preparado, organizado e comunicado para que os vendedores tenham os produtos de maneira fácil e prática.
  • Integração Novos Vendedores. Mesmo que sejam contratados como extras, os profissionais precisam estar preparados, uniformizados e prontos para prestar um excelente atendimento.
  1. Proporcione Experiências Novas: As pessoas cada vez mais estão em busca de novas descobertas, e o varejo físico pode proporcionar isso de forma inusitada. Então, saia da caixa, pense em ações inovadoras que ajudam o momento da compra ser mais divertido, empolgante e sem “dor no bolso” para o cliente.

Estamos em um momento que inovar não é mais diferencial, é necessário!

  1. Estoque: De nada adianta ter várias ações, equipe engajada se a loja não estiver preparada com cobertura de estoque. Os produtos precisam estar focados para as datas de final de ano, apelo fashion e com grades alinhadas com as necessidades do público-alvo.

O estoque de uma loja é o coração dela, se não tiver produtos não venderá, no entanto é preciso muito cuidado para ser mais assertivo possível para que os resultados sejam positivos.

Se a sua loja ainda não pensou em nada para Dezembro, o mês mais esperado pelo o varejo de moda corre que ainda dá tempo!

 

 

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