Como Treinar um Novo Vendedor de Loja!

  • Cléo Fink POR: Cléo Fink
  • 23 / 06 / 2019
  • Artigos

Como treinar um Novo Vendedor para que ele seja um excelente profissional? Quer saber tudo sobre esse processo que é fundamental para lojas de moda nos dias de hoje, leia esse posto até o final 🙂

Se você é gerente, dono de loja já deve ter percebido que encontrar pessoas prontas (preparadas para atuarem na função de vendas) está cada vez mais difícil não é mesmo?!

Essa é uma realidade no varejo de moda, independente se a sua loja está na capital, shopping ou, interior.

A grande realidade é que tem muitos gerente de loja esperando encontrar pessoas “experientes” pois, isso significa menos trabalho, a final, esse profissional teoricamente viria “pronto”.

Essa teoria já funcionou…

Nos dias de hoje é preciso entender que, para ter pessoas preparadas (capacitadas para exercerem sua função) a loja precisa ter o processo de gestão de pessoas (pessoas certas, na função certa, treinadas e engajadas com a loja) implantado e atuante na prática.

Caso contrário, as consequências serão cada vez mais negativas…

Parece simples, mas a grande verdade é que pouquíssimas lojas aplicam esse processo na prática e o resultado disso são equipes despreparadas, taxa de turnover alto e resultados negativos…

Precisa cair a ficha de muitos gerentes para esse processo, urgente!

Por isso estou escrevendo esse post, para te ajudar a compreender melhor sobre uma das etapas do processo de gestão de pessoas, mais importantes, à INTEGRAÇÃO.

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O que é integração?

Integração é a fase onde o gerente de vendas recebe, prepara, direciona e orienta o profissional recém contratado para sua função. Mas não é uma reunião de cinco minutos e pronto, exige dedicação e doação.

Tem muito gestor que contrata um vendedor e solta ele na área de vendas para “ver qual vai ser” e nisso muitos gerentes de vendas perdem bons profissionais por não fazer integração da forma correta.

Talentos se perdem, por falha de gestão!

Integração com qualquer profissional é fundamental para que a pessoa se sinta preparada para sua função. Além disso, ao fazer um processo de integração bem organizado, a impressão que a empresa passa para o novo profissional é muito positiva, o que faz com que ele se engaje com a empresa.

Caneta e papel na mão vamos para as Dicas Expertise para você uma Integração de Sucesso com seu novo contratado:

  • Liste todas as atividades que o profissional de vendas precisa saber para conseguir atuar na sua função (normas e procedimento, atendimento, conhecimento de produtos, atuação com a carteira de clientes, marketing pessoal e por aí vai…)
  • Organize-se para receber os novos profissionais com um cronograma com todas as atividades que ele irá apreender nos dias de integração.
  • Dilua as atividades em 3 a 5 dias, vá fazendo por ordem de prioridades e tenha materiais de apoio para te ajudar (um ppt com os direcionamentos do atendimento da loja, apostila com informações sobre produtos etc);
  • Envolva a sua equipe com a integração, veja quem são os profissionais referências da loja e peça para eles te ajudarem, mostrando como fazem, cases etc;
  • Deixe um dia para o novo vendedor se adaptar com a loja e as rotinas, para que a integração não se torne muito cansativa;
  • Entregue todos os materiais de trabalho para o novo vendedor antes dele ir para sua função (fichas de clientes, uniforme, planejamento etc);
  • Deixe um dia reservado para o conhecimento do estoque, conhecimento de modelagens, o vendedor precisa conhecer o que vende, se não fica complicado…;
  • Acompanhe o vendedor novo em suas primeiras tarefas, principalmente atendimento para ter certeza que ele absorveu os treinamentos;
  • Faça feedbacks de orientação para o vendedor no decorrer da evolução dele na função, isso será fundamental para ele ir evoluindo;
  • Faça avaliação com frequência dos indicadores, resultados, postura e todas as demais responsabilidades do profissional e sempre inclua reciclagem se for necessário;
  • E por fim, mantenha pessoas que sejam comprometidas com as funções e responsabilidades da loja, se dentro do período de experiência o profissional apresenta problemas graves, imagina depois de um ano  de empresa?!

O nível da sua equipe como um todo, está totalmente relacionada à sua entrega, dedicação e treinamentos que você como líder proporciona para ela.

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Eu costumo dizer que o reflexo da equipe sempre será o gerente de vendas, então, desenvolva pessoas, elas não são prontas, precisam ser lapidadas, direcionadas e treinadas!

É com você gerente de vendas!

 

Gostou das dicas sobre como fazer a integração para novo vendedor de loja?

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