Como transformar um Time de Vendas em uma Equipe de Sucesso!

  • Cléo Fink POR: Cléo Fink
  • 12 / 04 / 2018
  • Conteúdos para Varejo de Moda

Como transformar um time de vendas em uma equipe de sucesso?

Se você atua no varejo, com certeza em algum momento já teve ter se perguntado se isso de fato é possível…

No varejo é possível perceber que, muitos gestores têm muitos motivos para reclamar das equipes no qual lideram. Falta de foco, indisciplina, falta de dedicação e de pessoas capacitadas, falta de vontade e resultados são algumas das dificuldades que os gestores enfrentam.

Mas será que as equipes de vendas são direcionadas para terem boas performances e são instruídas de forma correta para se desenvolverem no varejo?

A final, em todas as áreas e profissões é preciso capacitação, programas de desenvolvimentos e muita dedicação dos gestores/donos de empresas para que seus colaboradores sejam eficazes. No varejo é ainda mais importante, pois a profissão de vendas atua diretamente em contato com o consumidor final, e são esses profissionais que são responsáveis por entregar “dinheiro no caixa”.

Mas por que mesmo tendo um papel tão importante, muitos gestores ainda não se deram conta que é preciso investir nas pessoas para que elas se tornem grande profissionais. E não me refiro unicamente em investimento financeiro, mas também no quesito tempo, dedicação…

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Gestão de Pessoas no Varejo

O motivo deste artigo é por perceber uma necessidade muito clara na gestão de pessoas do varejo. Faltam sim profissionais qualificados, mas se percebe uma falta grade dos gestores no que refere à programas de Capacitação, Integração, Acompanhamento, Avaliação e Reciclagem.

  • Capacitação: ter um programa de treinamento base para que a equipe de vendas utilize como padrão, e exemplo para a atuação é fundamental. Além disso, o investimento continuo em capacitação, conhecimento e aprendizados da área de atuação. Nem sempre são necessários investimentos altos, o gestor deve ser o responsável por buscar e instigar sua equipe na busca por aprimoramento. Conheça o Programa de Treinamento Vendas para quem Vende Moda.
  • Integração: o papel da integração é crucial para que o profissional seja integrado na loja da forma correta. Ainda vejo muitos profissionais serem “largados” em suas funções em o mínimo de preparo, e este é um erro gravíssimo. É nesse momento que o profissional deve ter acesso a função, atividade, responsabilidades, normas e procedimentos e todas as informações necessárias para seu desempenho e atuação.
  • Acompanhamento: após a integração o profissional receber acompanhamentos constantes e novas instruções sobre seu desempenho irá fazer toda a diferença para que ele entenda os pontos de evolução que ele necessita. O gestor deve estar presente o máximo possível para que tenha a percepção sobre o profissional, tantos os novos contratados, quanto os profissionais mais antigos.
  • Avaliação: através das avaliações o profissional pode perceber as necessidades de evolução, feedback e planos de ações sejam traçados. Aqui é o momento do gestor ser claro e mostrar as suas percepções sobre o profissional, quanto maior os dados, indicadores e informações o gestor tiver mais eficaz serão as avaliações. Receba uma Avaliação Grátis da sua Equipe de Vendas, clique Aqui.
  • Reciclagem: a reciclagem deve ser utilizada para os profissionais que não apresentam bons resultados, ou, em situações de dificuldade de performances, normalmente aplicados para os profissionais que possuem bastante tempo de empresa e precisam atualizar suas abordagens.

A Importância do Gestor da Equipe

As atividades acima relacionadas são fundamentais para que um profissional tenha todas as possibilidades de evolução. Não quer dizer que eles serão “milagrosos”, mas são as atividades mínimas que devem ser executadas pelo gestor da equipe.

A realidade é que, uma equipe de vendas não terá bons resultados se o gestor que à lidera não dedica tempo suficiente com ferramentas e atividades para que esses profissionais se tornam melhores, possam evoluir suas fraquezas.

O tempo que um gestor dedica para com sua equipe é reflexo da qualidade que a equipe terá, em resultados e fidelização de clientes.

Muitos gestores esperam que suas equipes se desenvolvam sozinhas, esperam encontrar pessoas prontas, mas isso dificilmente acontece em nenhuma área, por que aconteceria no varejo?

Não adianta uma loja ser linda, ter um bom produto, um visual incrível, mas ter serviços péssimos de atendimento, equipes que não são focadas em construir relacionamentos duradouros. Quer saber como sua Equipe pode Aumentar as Vendas?

O resultado de uma loja está totalmente relacionado a qualidade de uma equipe de vendas e isso está relacionado a aptidão do gestor da loja em desenvolver e capacitar pessoas.

O varejo tem muitos desafios, mas o segredo para transformar uma equipe de vendas em uma equipe de sucesso, está relacionado a dedicação da empresa, proprietário e principalmente o gestor da equipe.

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