fbpx

Como Fica o Varejo Após a Crise-corona

  • Juliane Fink POR: Juliane Fink
  • 27 / 05 / 2020
  • Artigos

Com a crise instaurada pela pandemia muitos gestores se perguntam "como fica o varejo após a crise-corona", o post de hoje é para falar sobre o "novo normal" do varejo.
Uma crise de efeitos incalculáveis, de sofrimento e incertezas do momento, dos próximos meses e até anos…
O varejo de moda vive um desafio e que inúmeras mudanças são necessárias, ainda estamos nos adaptando, afinal o COVID -19, impôs o “novo normal”.
Mais do que nunca ter um propósito vai fazer a diferença, humanizar a gestão da loja como um todo vai ser fator de sobrevivência.

A Reeivenção do Varejo de Moda com a Crise-corona

Muitas lojas de moda vêm percebendo a necessidade de se reinventar se adaptar para atender a nova demanda de consumo, se conectar como o novo comportamento e estilo do consumidor para se sobressair e evitar o fechamento de suas lojas.
Mesmo com a reabertura de todo comercio, existe um novo protocolo de cuidados que as lojas devem seguir para manter o convívio social restaurando, o envolvimento o contato entre as pessoas não serão mais com a mesma intensidade de como era três meses atrás.
E isso para o varejo físico vai precisar reinventar sua forma de atuar, para manter experiências inusitadas e surpreendentes alinhadas a tecnologia e ambientação .

E nesse novo cenário, ficam  muitos questionamentos, como será o futuro do varejo? Qual caminho seguir? Quais as estratégias devem ser tomadas?

Conheça os Treinamentos de Atendimento da Expertise CLIQUE AQUI

A grande verdade é que todas as respostas ainda são incertas… ainda não temos as soluções definitivas mas, podemos criar e explorar novas tendências, criar novas possibilidades se diferenciar e reescrever historias nesse novo varejo.
Tendências essas que foram antecipadas devido ao novo cenário, todas essas tendências e pesquisas deixam de ser novas porque se tornam caminhos e criam possibilidades para donos de lojas se diferenciar e reescrever historias nesse novo varejo.
Abaixo vamos relacionar algumas tendências no qual segundo especialistas tendem a estar em alta no varejo pós-pandemia.

Tendências para o Varejo Pós-pandemia

  • Pessoas no centro; os clientes passam a estar no centro das decisões e a atenção deve ser redobrada para o nível do time. É preciso redesenhar todo o processo de gestão e se concentrar na busca de novas experiências alinhadas a um time engajado.
  • Reconfiguração dos Espaços Comerciais; os ambientes serão redesenhados para facilitar as novas regras de distanciamento, agora mais minimalistas e com muito contato com a natureza, cuidados com a limpeza também serão redobrados. Mais interatividade, minimalismo e auxilio de tecnologias para experiências de compras surpreendetes. 
  • Auto – Checkout; as lojas vão precisar facilitar o processo de pagamento para evitar filas e aglomerações e com isso atualizar o formato entre os canais digitais.
Código de barras ambulantes; aplicativos e novas oportunidades para criação de dados, a internet das coisas vai além e com a chegada do 5G qualquer produto poderá ser criado e vendido no online.
Diyfaça você mesmo; com o período de quarentena as pessoas começam a desenvolver novos aprendizados e passam a valorizar feitos manuais, exploram mais a criatividade e a personalização ganha mais seguidores. 
  • Conforto com a compra online; novos entrantes na compra online, as pessoas se sentem confortáveis para comprar por um clique.
  • Curadorias para Experiências superiores; Parcerias e Curadorias vieram para facilitar e ajudar o processo de compra na loja física.
  • Tecnologia como base do desenvolvimento; Cada vez mais as tecnologias estarão presentes na busca por otimização e inteligência de dados.
  • Experiências Streaming; entretenimento online, cai no gosto das pessoas e os varejistas devem surfar nessa onda para se destacar e oferecer experiências memoráveis aos seus clientes.
Conheça os Treinamentos de Atendimento da Expertise CLIQUE AQUI
Lojista, a crise também é uma oportunidade, algumas lojas se fortalecem nesse momento arrumando a casa, é possível implementar mudanças, inovar e criar ajustes, você precisa refletir que, apenas antecipamos ações que eram postergadas porque “estava tudo bem”. 
Quem assimilar e aproveitar vai sair fortalecido no final da crise. Agora é a hora de se reeinventar!
GOSTOU desse conteúdo?! Deixa aqui nos comentários sua opinião:)

 

Conheça a Expertise Gestão em Varejo de Moda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *