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Como Engajar seu Time nos Momentos de Crise.

  • Cléo Fink POR: Cléo Fink
  • 13 / 04 / 2020
  • Em Destaque

Esse post tem como objetivo ajudar você gestor de moda entender como engajar seu time nos momentos de crise, a final estar motivado e focado quando o “time está ganhando” é fácil, mas quando for o contrário?!

A crise do Covid-19 é um bom exemplo para abordarmos, pois, estes dias de lojas fechadas estão acarretando uma série de desafios, tanto para gestores, quanto para suas equipes.

Fica comigo aqui até o final desse post, vou trazer alguns insigths pra você chamar seu time com você e ir pra cima!

A Importância da Gestão Humanizada no Varejo de Moda

Antes de citar aqui dicas para seu time estar engajado com você em mais esse desafios que estamos vivendo é crucial falarmos de GESTÃO HUMANIZADA.

A verdade é que, gestão de pessoas vem evoluindo a muito tempo. Temas como redução de horas de trabalho, flexibilidade, qualidade de vida, vem se tornando cada vez mais presente nas empresas. E no varejo não é diferente.

Cada vez mais as pessoas estão “sumindo” do comércio e um dos motivos é alta demanda de horas para cumprir metas muitas vezes impossíveis. As pessoas estão priorizando outras áreas mais flexíveis onde possam ter vida social, em família, finais de semana e por aí vai…

O varejo precisa se reinventar em relação a Gestão de Pessoas, não dá mais para tratar as pessoas só como “números”, é preciso conhecer a fundo essas pessoas, entender o que de fato as motiva, alinhar isso com a cultura e propósito da empresa e criar estratégias diferenciadas e que funcionam para as pessoas e para a empresa.

Uma equipe de loja deve produzir de acordo com a sua produtividade e deve ter modelos de remuneração que funcionam, que inspire ir além e que façam as pessoas darem o melhor de si todos os dias.

Segundo uma pesquisa realizada pela Great Place to Work esses são os interesses das pessoas que atuam no varejo:

44% OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO.

24% QUALIDADE DE VIDA, EQUILÍBRIO DO TRABALHO COM A VIDA PESSOAL.

14% ALINHAMENTO DE VALORES.

14% REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS.

2% ESTABILIDADE.

Qual a reflexão?!

A remuneração nem sempre está em primeiro plano mas, pode ser um diferencial para sua loja.

Segundo ponto é; cada vez mais as pessoas vão estar em empresas que proporcionarem qualidade de vida para elas.

O terceiro ponto é; está aí um dos motivos que, cada vez mais está difícil encontrar pessoas com vontade para trabalhar no varejo.

E como você como gestor está se preparando nesse sentido? O que de fato está fazendo para ser uma empresa que atraí, retem, valoriza sua equipe? O que sua loja tem de diferente da loja vizinha?

 
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Dicas Expertise para Engajar seu Time

CONHEÇA AS PESSOAS DA SUA EQUIPE

As pessoas da sua equipe não são robôs, elas terão problemas, dificuldades e para você conseguir lidar com essas situações, precisa conhecê-las a fundo.

Um bom líder conhece precisa ter empatia e ver além dos resultados que seu vendedor atinge, ele atua no “ser” antes para que, o “quanto” seja a consequência.

TENHA MODELOS DE REMUNERAÇÃO JUSTOS E INSPIRADORES

O modelo de remuneração da sua loja precisa ter diferencial, precisa estimular seu time ir além enquanto todo mundo está reclamando.

Os modelos de remuneração que mais funcionam no varejo são aqueles que ambos ganham e não apenas a loja. Ganha Ganha.

Entenda o que mais impulsiona sua equipe, tenha metas justas e alcançáveis, comissões empolgantes, envolva indicadores, jogos motivacionais e saia na frente.

FLEXIBILIZE SEU MODELO DE GESTÃO

Estabeleça “contratos de produtividade” com sua equipe, “você me entrega e eu te dou esse beneficio”. Faça novas escalas, novos horários se necessário, está na hora de mudar as regras, ser flexível e surfar a onda com essa nova geração.

COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE E CONTÍNUA

O pior erro de um gestor é não saber se comunicar com sua equipe. Utilize a comunicação ao seu favor, formalize procedimentos, faça reuniões de alinhamento, reconheça bons desempenhos, resolva atritos, acompanhe e defina novas regras.

Esteja junto com seu time, ajustando os ponteiros sempre que necessário.

SEJA UM LÍDER INSPIRADOR

Você tem que estar a frente, motivado, informado, aberto, positivo e visionário. Um líder “bola murcha” terá um time “bola murcha”. Lembre-se é você quem puxa a galera para cima então faça!

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SE DEDIQUE PARA AS PESSOAS DO SEU TIME

O tempo que você dedica para seu time reflete na qualidade que ele terá. Muitos gestores querem times bons mas, não garante o “arroz com feijão”, não garantem o básico, não tem o minimo de esforço.

Ser líder dá trabalho, exige dedicação e atuação, caso contrário, vai refletir negativamente na performance da equipe.

Se você é líder precisa entender que o seu time depende de você para voar ou, estar na zona de conforto.

É fazer o que precisa ser feito. Treine, faça feedback, avaliações, acompanhe, ajude, motive etc. Desenvolva sua equipe e colha os melhores resultados.

Curtiu esse post?!

Que tal me ajudar e compartilhar com outros gestores?! Ajude outros líderes entender como engajar seu time nos momentos de crise, conto com você!

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