Como Criar Relacionamento Duradouros com seus Clientes?

  • Cléo Fink POR: Cléo Fink
  • 22 / 05 / 2018
  • Conteúdos para Varejo de Moda

Para quem atua no varejo de moda, já não é nenhuma novidade a importância de se construir relacionamentos duradouros com os clientes (ou não deveria ser).

A grande verdade é que, para se ter bons resultados nos dias de hoje é fundamental que os profissionais tenham a habilidade de construir relacionamentos com seus clientes.

Esse post é para falar sobre esse tema tão importante e que contribui diretamente para os resultados do varejo de moda.

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Era de Relacionamento

Estamos na era do relacionamento, nunca se ouviu falar tanto sobre esse tema. Isso por que, cada vez mais as pessoas estão dando valor ao olho no olho, contato interpessoal, atenção personalizada.

Cada vez mais é difícil levar as pessoas para as lojas, consumidor está mais maduro, consciente e informado. Para conseguir se aproximar do consumidor o principal caminho é, construir vínculo e ter conhecimento aprofundado sobre o cliente.

Hoje em dia, menos é mais e qualidade é melhor do que quantidade!

Essa história de generalizar cliente passou, lista de transmissão igual para todos, fotos de produtos iguais para os mesmos clientes já não tem o mesmo efeito e muitas vezes passa despercebidos pelo consumidor que está cada vez mais exigente.

O cliente quer ser tratado como único e de forma personalizada.

As lojas e seus profissionais devem dedicar tempo para ter conhecimento dos gostos e comportamentos do cliente para que o atendimento seja diferente ao ver do cliente. Sair da mesmice e “do que tudo mundo já faz” pode ser um dos caminhos.

Como Construir Relacionamento Duradouros com os Clientes?

Passo 1: ter pessoas que gostam de gente nas lojas do varejo. Muitas vezes as lojas do varejo físico possuem profissional sem “tato” nenhum para atuar com pessoas, profissionais sem interesse, sem paciência e sem vontade de interagir dificilmente conseguirão atuar com o foco no relacionamento.

Passo 2: atendimento humanizado. Pessoas querem ser atendidas por pessoas, quanto menos VENDEDOR, melhor. O atendimento muda de figura, o foco deve ser na satisfação, novas experiências e engajamento. Vendedor robótico já era!

Passo 3: gestão de carteira de clientes. Não tem jeito, tem que entender sobre os clientes, fazer parte da vida deles, entender seus gostos, ligar no aniversário, ligar para saber se o filho melhorou…

Para que isso aconteça é fundamental ter organização, dados, nichos e ações focadas para tipo e perfil de clientes.

Passo 4: atividades de pós-vendas, tem que funcionar. Isso até parece clichê, mas a realidade é que 80% dos profissionais de vendas não executam atividades de pós-vendas. Essa atividade é fundamental para desenvolver laços entre cliente e profissional de loja.

Tenha Profissionais Treinados para Dizer SIM!

Normalmente a sensação que eu tenho ao entrar em uma loja física de moda é que, as pessoas não são treinadas para dizer SIM. Ainda, sentem prazer em dizer NÃO! Quer Melhorar a Performance da sua Equipe de Vendas? Conheça o Treinamento Vendas para quem Vende Moda da Expertise!

“não tem desconto”

“não posso te ajudar”

“não posso ver isso agora”

“não temos”

“não sei te dizer”

“não posso parcelar”

“não aceitamos esse cartão”

Não, não, não…

A última dica é, treine sua equipe para dizer SIM!

E isso não significa que a loja deve fazer tudo o que o cliente quer, mas encontre formas mais próximas possíveis do SIM, engaje sua equipe para ajudar, ser calorosa, e principalmente para prestar um excelente serviço!

Tamanho é Documento?

O varejo físico está muito longe de uma realidade satisfatória de relacionamento duradouros, e as lojas e profissionais que entenderam isso, estão crescendo e em quanto isso tem muita gente esperando a economia evoluir…

Nos dias atuais você ser pequeno não é mais um problema, desde que tenha gestão eficaz do seu negócio, desde que você preste bons serviços para seus clientes.

Grandes varejistas estão investindo pesado em tecnologias para se aproximar do cliente, ter informações, para ganhar e se destacar na personalização, aproximação e em quanto isso, muitos pequenos lojistas possuem estas informações de forma muito mais fácil, por ter contato muito mais próximo dos clientes.

E nesse aspecto os pequenos varejistas tem uma grande vantagem, mas infelizmente muitos deixam a oportunidade escapar por falta de conhecimento, criatividade e inovação.

Teus números estão ruins?!

Comece a analisar sua carteira de clientes com mais critério e detalhe, tem oportunidades lá!

Atualmente atuar no varejo de moda e ter bons resultados, está totalmente relacionado a capacidade de criar relacionamentos duradouros com os clientes!

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