Como Atrair mais Clientes para sua Loja!

  • Cléo Fink POR: Cléo Fink
  • 07 / 06 / 2018
  • Conteúdos para Varejo de Moda

Como Atrair mais Clientes para sua Loja?

Seja você um profissional de vendas, gerente de loja ou, dono eu acredito que você concordar comigo que, cada vez está mais difícil levar o cliente para a sua loja.

Mas em contrapartida eu percebo que poucos profissionais se deram conta que é preciso mudar!

É Preciso Mudar tudo!

As pessoas estão diferentes, e muitas lojas e profissionais continuam fazendo as mesmas coisas de sempre e muitas vezes sem sucesso!

Hoje em dia no varejo de moda, aquele fluxo diário está cada vez menor, e o que fazer para ter melhores resultados vem tirando o sono de muitos profissionais que atuam no varejo.

Não dá mais para esperar que o cliente venha naturalmente até sua loja, é fundamental criar ações para chamar a atenção dos compradores e conquistar a confiança deles.

Mas como atrair mais clientes para dentro do seu negócio e fazê-los comprar?

Preparei algumas Dicas que vão ajudar você a ver algumas possibilidades de como atrair mais clientes para a sua loja, confere a seguir:

#Conheça seus Clientes: se sua loja tem um sistema com banco de dados, uma boa opção é se aprofundar e entender o comportamento do seu mailing e definir ações específicas para cada nicho.

Exemplo; atrair clientes que não compram na loja a mais seis meses com vouchers, descontos, ou “mimos” pode dar bons resultados.

#Invista em Parcerias: Uma ótima maneira de você ter sucesso na tarefa de como atrair clientes é tendo como seus parceiros outros negócios. Negócios locais são muito baseados na indicação, no boca-a-boca. Leia Também, Como Vender sem Depender de Fluxo!

Uma loja com nichos que tenham sinergia com o seu negócio pode ser uma ótima opção. Forme alianças e comece a indicar parceiros e também obtenha indicação deles.

Vocês têm clientes em comum, todavia, também tem clientes em potencial que já são cliente de alguém, se este alguém lhe indicar, tendo em vista a existência de uma relação de confiança entre o cliente e o seu fornecedor, uma indicação dele será levada muito a sério, o que é muito bom para o seu negócio.

A parceria pode ir além de apenas algumas indicações, talvez vocês possam fazer eventos juntos, dividir despesas etc. Além disso, vocês convidam seus clientes e desta forma irão aumentar o número de convidados, fazendo com que os clientes de um, conheçam também a empresa do outro.

#Invista em Marketing Digital: As redes sociais chegaram com tudo e contribuem com o fortalecimento da marca no mercado, uma vez que aumentam a interação e o engajamento dos clientes.

No entanto, para obter resultados mais expressivos é necessário sair do tradicional e apostar também nos anúncios online. Campanhas publicitárias veiculadas na internet conseguem aumentar os leads, convertendo cliques em vendas.

Não se esqueça também de incluir na estratégia organizacional ações que englobam o Google AdWords e afins, além de utilizar técnicas de SEO, melhorando o posicionamento da empresa nos motores de busca.

Mas não pare por aí, afinal, o marketing digital apresenta um leque de possibilidades! Baixe Agora E-book Grátis, Dicas para Vender mais no Dia dos Namorados!

O e-mail marketing, por exemplo, é uma alternativa plausível. Nele você pode abordar ofertas especiais da empresa ou evidenciar algum assunto relevante, que seja de interesse dos seus contatos.

Não se esqueça ainda de elaborar um CTA (call to action) chamativo, que nada mais é do que uma frase que incentiva o leitor a ter uma ação perante aquele conteúdo.

E ainda, se sua loja tem um blog, utilize para fazer post com conteúdos relevantes para seus clientes.

Essas são apenas algumas opções. Para não ter erro, é importante compreender melhor as particularidades do negócio e, é claro, do público, traçando ações de marketing digital compatíveis com a realidade da empresa.

#Conteúdos de Valor; os conteúdos são uma das principais estratégias do marketing atual e para o varejo funciona muito bem. Analise o comportamento de compras e perfil dos seus clientes e estruture conteúdos que possam agregar algo para eles.

Se a sua loja vende bastante sapatos, prepare um material com opções de uso, dicas de looks com diferentes opções de uso. Ou então, se você vende para o público masculino, faça dicas de vinhos, ou, leve profissional barbeiro para dentro da sua loja para dar dicas, falar de tendências sobre assuntos de interesse do seu público.

Divulgue conteúdo atrativo, peça que seus clientes testemunhem sobre o que gostam no seu negócio e faça boas conexões na rede.

Use também hashtags que remetam ao seu negócio. Elas funcionam como uma espécie de filtro, que levará o seu conteúdo especificamente para quem deseja vê-lo.

#Crie Estratégias de Fidelização; os clientes não são descartáveis — pelo contrário. Por isso, é necessário pensar em alternativas capazes de cativar o público e mantê-lo sempre fiel à loja.

É nesse cenário que surge a importância de criar programas de fidelidade, que vão muito além de um simples desconto.

Oferecer brindes exclusivos, por exemplo, mostra que a empresa valoriza a parceria firmada no decorrer dos anos. Outra estratégia útil é apostar no pós-vendas. Verifique o que o cliente achou dos produtos e também do atendimento, garantindo a plena satisfação do consumidor.

Não existe uma fórmula mágica. O importante é encontrar formas efetivas de criar laços sinceros com os clientes, fator que vai tornar o processo de negociação mais simples e fácil.

Vale desde um contato personalizado até proporcionar condições comerciais exclusivas.

#Cuide do Visual da sua Loja; a imagem que a sua marca transmite é parte essencial do processo para firmá-la no mercado e atrair mais clientes.

A escolha de um visual impactante começa no logotipo, mas deve se estender ao exterior e interior da sua loja.

Se o seu objetivo é que os clientes potenciais parem, observem as vitrines e entrem, é seu dever chamar a atenção dessas pessoas.

Tenha na vitrine produtos chamativos e uma fachada que atraia olhares, sempre bem iluminada e organizada.

O cuidado com a informação visual fará com que as pessoas observem melhor os produtos que a sua empresa oferece e tenham desejo de entrar e conhecer mais.

#Não Esqueça dos Filhos e Animais de Estimação; seus clientes têm filhos e animais de estimação (pelo menos alguns deles). Se você não consegue atraí-los, talvez consiga trazê-los para sua loja com a desculpa de que eles irão passar um tempo especial com os seus filhos?

Alugue alguns brinquedos e faça um dia em que todos os seus clientes poderão levar, gratuitamente, seus filhos para brincar nos brinquedos dentro de sua loja. Isso requer espaço, é claro.

Se você não tem espaço físico para alugar brinquedos para os filhos dos seus clientes/potenciais clientes, uma boa maneira de ter sucesso ao responder a pergunta de como atrair clientes é pensar nos seus pets.

Um exemplo disto, algumas lojas que colocam um pote de água com uma placa dizendo que ‘Um pouco de água para o seu amiguinho’, bem na frente da porta da loja.

A probabilidade de que alguém pare ali com o cachorro ou gato para beber água é grande. Ao parar, a pessoa inevitavelmente irá olhar para dentro e ver quais produtos você tem em sua loja, quem sabe esta pessoa não se interesse e entre para ver?

#Evento Inusitados; faça um evento na sua loja e atraia novos potenciais clientes e clientes fiéis para darem uma olhada nos seus produtos, além de fazer um bom networking você estará também trabalhando um pouco de branding, transformando a sua loja em referência na sua área de atuação.

Mas, a chave para um bom evento na sua loja é atrair o maior número de pessoas possível.

Para isso, não basta apenas pendurar uma plaquinha na porta da loja anunciando ‘Coquetel gratuito na quinta-feira 18h’.

Para garantir que seu evento vai ‘bombar’, ou, enviar uma lista de transmissão igual para todos os clientes do mailing.

Veja algumas ideias:

  • Ofereça um brinde gratuito, como uma caneca ou camiseta com o logotipo da sua loja;
  • Faça parceria com outros negócios locais para que eles possam trazer os seus clientes até a sua loja (claro que você também deverá anunciar os eventos deles depois);
  • Ofereça petiscos e bebidas gratuitos;
  • Considere encontrar uma banda local para uma música ao-vivo e quem sabe um artista local para decorar a loja e talvez vender alguns quadros;
  • Crie um tema para seu evento, talvez um luau havaiano ou uma decoração ao estilo anos 80. Um toque criativo no tema do evento vai fazer as pessoas ficarem animadas para comparecerem, mas não esqueça de utilizar um tema que combine com o seu negócio e com o seu público alvo.

Tenha certeza de que você irá mostrar no evento quem é a sua loja e o que você vende.  Se você é uma loja de roupas, garanta que as suas roupas estejam bem a vista, mesmo com toda organização do evento e decoração na loja.

#Disponibilize Carregadores de Celulares; estudos mostram que muitas pessoas se sentem irritadas e ansiosas ao perceberem que podem ficar sem bateria no celular. O medo de ficar sem o dispositivo móvel é tão comum que já tem até nome científico: nomofobia.

Sua loja pode ajudar os consumidores a evitarem esse estresse oferecendo um lugar onde eles possam carregar seus aparelhos.

Por mais que isso não pareça algo que vá influenciar o cliente a comprar algo, esse é um tipo de ação que definitivamente vai fazer com que ele crie simpatia pela loja, porque ela o ajudou em um momento difícil.

Assim, as chances de ele voltar para efetuar uma compra serão maiores.

Além disso, enquanto espera o aparelho carregar, ele pode dar uma volta na loja e acabar comprando algo.

Seus vendedores podem ajudar, oferecendo, por exemplo, carregadores portáteis de celular ou até mesmo um aparelho novo, com uma bateria que dura mais tempo.

Uma boa tática de garantir que o fato de você disponibilizar carregadores de celulares atraia mais clientes para a sua loja é informar isso na vitrine, por meio de um adesivo que pode conter não apenas essa informação, mas também outros diferenciais da sua loja.

#Tenha uma área de relaxamento; fazer compras pode ser bastante cansativo – especialmente se o consumidor está andando de loja em loja pesquisando preços e produtos. Veja também, Guia para Gestão de Vendas, Clique Aqui

Que tal, então, oferecer uma área onde o cliente pode relaxar?

Não precisa ser uma área exclusiva, apenas uma poltrona ou um sofá, com uma xícara de café, chá ou copo de água já ajudarão o cliente a descansar um pouco da sua maratona.

Ele com certeza irá apreciar esse gesto e vai levar esse atendimento VIP em consideração na hora de escolher onde comprar.

Além disso, ao ver a forma como a loja cuida dos clientes, outros compradores ficarão com vontade de entrar em seu estabelecimento também.

Bacana, não? Todas essas ideias têm grande potencial de atrair mais clientes para a loja. Mas você não precisa aplicar todas elas, escolha as que mais têm a ver com seu negócio e com o seu público.

Essas ações ajudarão a destacar seu estabelecimento no mercado e, com isso, aumentar o fluxo de consumidores em seu estabelecimento.

Se você tem outra dica para acrescentar à lista, não deixe de apresentá-la para nós deixando um comentário. Sua opinião é muito importante e pode ser extremamente útil para outros profissionais do varejo!

Vamos pra cima!

Boas Vendas!

 

Conheça o Treinamento Vendas para quem Vende Moda da Expertise, Clique Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *