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A Importância do Planejamento de Compras para Lojas de Moda

  • Cléo Fink POR: Cléo Fink
  • 21 / 01 / 2020
  • Conteúdos para Varejo de Moda

Para muitos gestores o Planejamento de Compras é algo novo e pouco utilizado. Isso acontece porque muitas vezes esses profissionais não sabem por onde começar e por não compreender a importância para a sobrevivência de loja de moda.

O meu objetivo desse post é mostrar as atividades que complementam um Planejamento de Compras e sua importância para uma operação de moda.

Partimos do princípio que, nos dias atuais acumular altos volumes de estoque, com produtos sem giro, que não são comerciais podem representar prejuízos sem precedentes.

Outro ponto de atenção para uma loja de moda é margem, uma compra certa pode aumentar consideravelmente as margens de lucro da operação.

O que é um Planejamento de Compras?

Um Planejamento de Compras bem elaborado direciona uma loja para quantidade de produtos e o seu mix que a operação precisa ter em estoque para determinado período.

Para ter mais assertividade esse plano dever quantitativo e qualitativo. O objetivo principal dessa atividade é acertar o máximo possível no direcionamento da compra de uma loja, evitando assim sobras e prejuízos.

Aspectos Fundamentais do Planejamento de Compras:

O planejamento de compras pode reduzir de forma considerável as margens de erro e possuem os seguintes aspectos que devem ser levados em consideração:

Quantitativo:

  • Analises (mesmo período) giro grupo de produtos, marcas e tamanhos em preço cheio e promoção;
  • Previsão de Vendas do Período;
  • Volume de Peças Necessárias;
  • Orçamento Financeiro alinhado à Verba de Compras;

Qualitativo:

  • Distribuição por Marcas e Grupos de Produtos do Mix;
  • Proporção top/botton;
  • Faixas de Preços;
  • Cartela de Cores e Estampas;
  • Pesquisas de Tendências de Moda e Estilo.

Com uma visão de todos os aspectos acima é possível ter um panorama macro da compra e um direcionamento mais racional de acordo com a necessidade que a loja tem.

Para ter mais eficiência é muito importante acompanhamento simultâneo após cada compra e também conforme os produtos vão chegando para que o gestor tenha domínio sobre seu estoque, entradas, saídas, giro e reposição.

O estoque é o coração da loja, se ele é conduzido de forma informal e sem gestão pode ser um dos motivos que levam muitas operações de varejo fecharem as portas.

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