10 DICAS PARA SUA LOJA VENDER COM LUCRO NO BLACK FRIDAY!

  • Expertise RP POR: Expertise RP
  • 15 / 11 / 2019
  • Conteúdos para Varejo de Moda

Black Friday chegando e para muitos pequenos varejistas ainda restam dúvidas qual a melhor estratégia para ter sucesso nesse mês de novembro. A final, o maior desafio do varejo de moda é vender bastante com lucro.

Comemorada esse ano na última sexta-feira de novembro (29), a Black Friday brasileira deve movimentar R$ 3,15 bilhões em 2019, o que representa crescimento de 21% com relação ao ano passado. (LeadMedia)

Pensando nisso, preparamos 10 DICAS para sua loja ter bons resultados de forma surpreendente.

Caneta e papel na mão e vamos para as #dicasexpertise:

Dica 01: FAÇA ANÁLISES –  Antes de definir qual a melhor estratégia, analise como foi o desempenho da black Friday de 2018 da sua loja, entenda o que funcionou e o que não funcionou para evoluir ou, repetir nesse ano.

Analise também os indicadores que sua loja obteve, faturamento do período, número de tickets, preço médio, peças vendidas e todos os demais possíveis de serem analisados para facilitar as previsões para a estratégia de 2019.

Tire relatórios dos produtos que sua loja tem bastante volume e com um giro baixo para você saber quais produtos você precisa potencializar na sua estratégia.

Pesquise os concorrentes e o mercado, entenda o que eles já fizeram para se situar com o cenário.

Dica 02: DEFINIÇÃO DE METAS – É muito importante ter o planejamento de meta definido para que em cima disso sejam feitas as estratégias certas, visando o objetivo final. Se sua loja precisa faturar 100 mil com o black Friday é preciso entender, qual será o preço médio projetado, quantidade de estoque e quantos tickets irá precisar para concretizar esse faturamento.

O erro mais comum é, fazer uma estratégia sem saber onde se pretende chegar, desse modo qualquer resultado serve.

Dica 03: DEFINA A ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO CERTA – A melhor estratégia de precificação é aquela que funciona para seu cliente. Então você deve analisar o seu público, o que fará ele se interessar e que irá atraí-lo para a loja e, não do concorrente.

Estratégias de “ até” determinado desconto pode ser muito interessante pois, você tem mais liberdade de precificar conforma o giro e quantidade de estoque. Ex. se a estratégia principal será de “até 50%”, você pode trabalhar com produtos de 10%, 20%, 30%, 40% e 50%. Sempre potencializado a quantidade em cima do desconto médio que você precisa para chegar na sua meta.

Dica 04: COMUNICAÇÃO – no black Friday invista em comunicação mais “agressiva”  é muito importante entrar no jogo pra valer e não ficar em cima do muro.

Sua loja tem que ter comunicação de vitrine, tags nos produtos, Displays nas prateleiras, mesas, tudo tem que estar precificado e de uma forma padronizada. Utilize as cores do black Friday ou, se preferir misture com os tons da sua identidade visual.

Dica 05: ESTRATÉGIA ONLINE– Não tem como só esperar cliente nos dias de hoje, é preciso ir para o online através das redes sociais, anúncios patrocinados, e-commerce, venda pelo whats e todas as outras possibilidades que sua loja tenha. A estratégia tem que estar integrada com a loja física, o consumidor não pode se deparar com estratégias divergentes.

Padronize o padrão de comunicação do universo online com o físico.

Dica 06: EXPERIÊNCIA – que tal se diferenciar da concorrência proporcionando uma experiência diferente na sua loja?! Cada vez mais os clientes valorizam experiências novas, inusitadas e que façam as pessoas se sentirem vivas e felizes…

Oferecer algo para comer, beber, dar mimos, levar personagens, carrinho de algodão doce, picolé, pipoca gourmet podem ser opções lúdicas, divertidas e que com certeza irão chamar a atenção do cliente.

Dica 07: ENTRE NO CLIMA – entrar no clima significa estar envolvido com a data… decore a loja, faça uma vitrine diferente, mude a apresentação pessoal da sua equipe, aumente o som, envolva todos que entrarem em um clima aconchegante e inusitado. Isso fará com que seus clientes se contagiam.

Nada adianta sua loja ter uma estratégia incrível se ao entrar na loja o consumidor se deparar com uma loja sem astral, atendimento “morno” e equipe nada engajada.

Dica 08: TREINE SUA EQUIPE – é fundamental após estar tudo pronto, planejado e organizado fazer uma reunião com seu time de alinhamento, direcionamento. Envolva sua equipe com a ação, estratégia, mostre como deverá ser o atendimento e o implante como um processo(escreva, explica e peça assinatura de todos).

Toda a equipe deve estar engajada e focada em atender de forma surpreendente todos os clientes. Varejo é emoção, sua equipe é responsável por levar isso para o cliente.

Dica 09: PROMOVA DESAFIOS – como falamos acima o time tem que estar totalmente envolvido para a estratégia ter resultado. Para dar uma forcinha nisso, as gincanas podem ser muito assertivas.

Alguns exemplos:

Quem mais vender peças no dia, ganha?

Quem vender o maior número de peças no período, ganha?

Quem atingir o maior faturamento, ganha?

Qual melhor estratégia, vai depende da realidade da sua loja e equipe, muitas vezes o valor da premiação é o que menos importa, mas sim o reconhecimento em ganhar algo pode ser mais relevante.

Use a criatividade e faça acontecer com sua equipe!

Dica 10: FAÇA ACOMPANHAMENTO NO DETALHE – no varejo o acompanhamento é tudo. Se tem um objetivo a cumprir o acompanhamento deve ser detalhado, venda a venda, dia a dia fará toda a diferença!

Meta se bate no detalhe e não só colocando um valor no mural e ficar esperando que sua equipe alcance…

É preciso muito mais que isso, é preciso se envolver, participar, motivar, entrar no salão e caminhar junto com a sua equipe para os resultados.

DICAS:

Rankings diários de faturamento, indicadores. Reconheça o bom desempenho e ajude os resultados mais baixos evoluírem. Dê feedback construtivo sempre que necessário, esteja no salão full time, esse é o papel do líder.

Black Friday assim como qualquer outra data é preciso de atitude e liderança forte e ativa.

Um líder engajado, envolvente e focado pode fazer toda a diferença.

Todas as dicas acima listadas não são apenas teorias, são estratégias que já foram colocadas em pratica pela equipe Expertise, testadas e com resultados positivos, então aproveite e faça a diferença!

Se você gostou desse conteúdo compartilhe com quem atua no varejo e precisa dessas dicas…

Também queremos saber a sua opinião sobre esse conteúdo, deixa aqui seu comentários.

Boas vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *