fbpx

10 DICAS para sua Loja VENDER MAIS e se DIFERENCIAR no Dia dos Namorados

  • Cléo Fink POR: Cléo Fink
  • 29 / 05 / 2020
  • Conteúdos para Varejo de Moda
Dia dos namorados está chegando e a data pode ser uma alternativa para o faturamento de junho. E para que essa data seja positiva as lojas de moda precisam de estratégias.
 E é justamente o tema desse post, vou te ajudar elaborar as estratégias para o dia dos namorados nesse novo normal do varejo de moda. É praticamente um passo para que o Dia dos Namorados seja incrível!

Dia dos Namorados no "Novo Normal" do Varejo

Nesse novo momento do varejo em meio essa crise-corona é preciso rever a forma de fazer as estratégias para ter bons resultados. Não basta somente ter uma dinâmica promocional, é preciso estratégias mais amplas e mais aprofundadas. 
Mais do que nunca é preciso ter ações integradas com o online, ações e conteúdos relevantes, engajamento com o time e ações no ponto de venda. 
 Mais do que nunca é momento de rever as ações passadas, inovar e buscar diferencial. 

Expectativas para o Dia dos Namorados 2020

O Dia dos Namorados 2020 não passará em branco para 57,8% dos brasileiros ouvidos na recente pesquisa da Social Miner, estão decididos a comemorar, e outros 18,9% ainda estão indecisos. Entre os que vão comemorar, 67,2% pretendem comprar presentes, sendo 31,8% em lojas virtuais.
Entre aqueles que pretendem celebrar e comprar presente, mais da metade deve investir entre R$ 51 e R$200, sendo que 42,8% deve manter o ticket da compra em até R$100.
De acordo com o levantamento, enquanto em 2019 poucos optaram por investimentos entre R$ 101 à R$ 500, em 2020, esse número cresceu exponencialmente, passando de 24,3% para 47,2%.
Sobre o perfil dos respondentes, a maioria são casados (45%), e os mais engajados em celebrar a data são aqueles com faixa etária entre 30 e 49 anos.
Para aqueles que ainda não se decidiram, os bons preços ou promoções são os principais fatores que fariam com que mudassem de ideia. 
Em relação a gênero, entre aqueles que querem celebrar a data, 71,8% dos homens, estão propensos a comprar presentes. E quanto ao que vão comprar, a pesquisa mostrou que praticamente todas as categorias apresentaram um crescimento na intenção de compra em relação às edições anteriores da data.
Com base nesse estudo podemos perceber que o Dia dos Namorados pode aquecer as vendas do varejo, os dados trazem um direcionamento na definição das estratégias para os gestores de moda.

10 DICAS EXPERTISE para o Dia dos Namorados 2020

  • Dica 01 – Definir uma Campanha: planejar uma campanha macro é importante para que todas as ações e estratégias estejam alinhadas com os objetivos. Campanhas criativas, que envolvem  todos os tipos de amor podem ser muito atraentes nesse novo momento do varejo. Para ilustrar uma campanha super bacana é esse exemplo da C&A de 2019.

Dia dos “Não_morados”
Com o objetivo de continuar a comunicar a livre-expressão, a C&A trouxe em sua campanha, pela primeira vez, um approach que aproxima quem também não namora. A campanha da marca, comunicou que este dia é para todos, e que, o importante é o amor. Namorados ou Não_morados. Esse é o slogan que foi à frente da campanha. Assista o vídeo da campanha,CLIQUE AQUI!

  • Dica 2 – Faça uma Comunicação Atrativa: com a campanha definida, é fundamental pensar como sua loja vai comunicar isso para os clientes. Integre todos os canais – rede social, site, ponto de venda físico, vitrine. Seus clientes precisam se conectar com a campanha e isso vai acontecer de acordo com a sua comunicação. 

  • Dica 03 – Gere Conteúdos: inclua no planejamento conteúdos, ajude o cliente nessa data. Como organizar o jantar romântico, dicas de receitas, tipos de vinhos, dicas de presente etc. Muito importante sua loja estar presente na data não apenas para vender mas, para ajudar.

  • Dica 4 – Crie uma Dinâmica Promocional – alinhada a campanha, comunicação, conteúdos é importante ter uma dinâmica promocional atrativa e integrada com o online. Compre e ganhe, vouchers de descontos, kits promocionais, descontos na segunda peça, descontos em todas as compras etc..

 No exemplo abaixo, a loja proporciona descontos exclusivos para quem se cadastrar é uma estratégia muito interessante de aumentar a sua carteira de clientes.

  • Dica 05 – Vitrine Atrativa: muito importante conectar a vitrine da sua loja com a campanha. Além da comunicação, é muito importante conectar as produções dos manequins de maneira que eles transmitam uma mensagem para o consumidor.  Faça produções completas que facilitam as sugestões de presentes.

  • Dica 6 – Ambientação da Loja: a loja precisa estar no clima da data, a exposição dos produtos, as flores da decoração, a música, o aroma, o uniforme da equipe. Varejo é emoção, sua loja precisa entrar no clima e surpreender quem entrar. Nada de loja fria, “sem sal” e sem astral. ENTRE NO CLIMA!

Dica 7 – Divulgue sua Campanha: não basta ter uma super campanha esperar que os clientes “caiam do céu” hehehe. Importante pensar na estratégia de divulgação. Fazer anúncios no gerenciador do facebook permite você criar uma série de públicos específicos, com textos, criativos diferentes, o que permite testar o que mais funciona e potencializar a divulgação. Anúncios devem fazer parte das estratégias. 

Outro ponto é a divulgação interna para o mailing, todos os clientes da sua base devem ficar sabendo da ação de uma forma personalizada e humanizada. 

Quanto mais você divulgar, mais chances terá de vender. 

  • Dica 8 – Ofereça Curadorias: se sua loja vende roupas, acessórios, pode fazer uma parceria com uma adega de vinho, floricultura, cheff de cozinha… para que seus clientes tenham ao seu alcance opções para presentear seus pares, e tudo isso através da sua loja. Ajudar o cliente com experiências diferentes e facilitadas é uma boa estratégia para sua loja se diferenciar da concorrência. Ouse e saia na frente!

  • Dica 9 – Ofereça Embalagens Diferenciadas: oferecer embalagens diferentes, criativas e com personalização é uma ótima alternativa para sua loja se diferenciar e o presente se tronar ainda mais emocionante. 

  • Dica 10 – Conveniências – ofereça Entregas, Cartões para Mensagens, Mimo na Sacola, Drinks, chocolates na semana do dia dos namorados. 

DICA EXTRA – Treine seu time para ter habilidade, estratégias  e empatia para ajudar os clientes da sua loja efetuarem compras assertivas, surpreendentes e que façam essa data se tornar ainda mais especial. 

Não adianta ter um monte de estratégias e quando o cliente chegar na loja encontrar um time despreparado. Seu time é decisivo para a experiência dos seus clientes ser incríveis. 

VENDAS É SOBRE AJUDAR AS PESSOAS!

BAIXE O LIVRO ONLINE GRATUITO [VENDAS PRA QUEM VENDE MODA] Um Novo Olhar para o Atendimento do Varejo de Moda. CLIQUE AQUI!

Gostou das #dicasexperise?! Deixa aqui nos comentários sua opinião e compartilhe com outras pessoas esse conteúdo. 

 

BAIXE O LIVRO ONLINE GRATUITO [VENDAS PRA QUEM VENDE MODA] Um Novo Olhar para o Atendimento do Varejo de Moda. CLIQUE AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *